Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PRECONCEITO

Olá a todos novamente.
Existe, em minha concepção, dois preconceitos bem fortes e presente na vida do espirita.
A primeira, não em ordem de importância já que ambas são igualmente ruins, é o preconceito 'interno' que consiste na desunião dos seguimentos e de casas/templos do mesmo seguimento.
Nesse momento ressalto, por exemplo, o conceito de ALGUNS candomblecistas de julgar a Umbanda, religião 100% brasileira e com mais de 100 anos de existência, como 'Umbandinha', julgando-se superiores a essa religião.
Ora! Se inexistente o respeito dentro do próprio espiritismo, como imaginar respeito 'externo' onde temos que quebrar toda a visão negativa existente?
O que me causa mais espanto, e infelizmente o que considero mais comum, é o preconceito existente dentro do MESMO seguimento: casas de Umbanda julgando outras casas, dizendo que sua forma ritualística é certa e outro é errado; dentro do Candomblé não só o desrespeito entre as nações, mas principalmente entre casas da mesma nação, que sempre buscam canto, dança, toque, palavras, vestimentas ou qualquer outra coisa para dizer que o outro está errado e ele está certo.
Essa é uma peculiaridade de nossa religião, já que lidamos ora com dialetos mortos (Candomblé) ou guias que comandam a casa (Umbanda). Isso é peculiaridade, pois o problema está na IGNORÂNCIA e falta de humildade dos praticantes. Para agravar a situação não temos uma unidade centralizadora (como o Vaticano no catolicismo) que sinalize a forma ritualística de nossa religião (ainda bem na minha opinião, mas um grave problema pelos ignorantes).
Portanto, como já disse em outra oportunidade, TENHA ATITUDE E DIMINUA O PRECONCEITO DENTRO DA NOSSA RELIGIÃO!!!
Em outra aportunidade vou postar sobre o segundo preconceito, via de regra muito mais agressivo, que é o preconceito externo, ou seja, daqueles que não conhecessem nossa maravilhosa religião.
Abraços e bom final de semana, se Ayra permitir segunda estou postando de nvo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário