Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

terça-feira, 5 de abril de 2011

A CASA DE CANDOMBLÉ - UM POUCO DA ROTINA

O objetivo nesse post é demonstrar as pessoas, com todo o respeito, o modo que aprendi que devemos nos portar em uma casa de santo.
Logo, não se trata de verdade absoluta e que varia de casa para a casa, porém, a essência de toda a casa, independente da nação, é próximo do exposto abaixo.
Fico a disposição de todos os meus irmão!~

Axé!


Um pouco do dia – a – dia de uma casa de Candomblé.

Como a própria pronuncia já diz esta religião constrói muito mais do que um templo religioso ela é uma “casa”, com todos os problemas e alegrias de um lar comum (preocupações com sua conservação, ou seja, manter água, luz, encanamento, pintura produtos de limpeza e a própria limpeza em si). E além do mais em casa de Candomblé se exige mais um pouco do que uma casa dita comum. Porque? A casa de Candomblé recebe freqüentemente pessoas que buscam de alguma forma ajuda, também recebe filhos de santo, amigos, entre outras pessoas, precisando-se recepcionar estas pessoas da melhor forma possível.
Quando alguém procura uma casa de Candomblé ela merece ser recebida de braços abertos, sem se preocupar com sua educação, sua condição social e cultural, sua profissão e situação financeira, sua aparência física, sua raça e sua opção sexual. Agindo desta forma além de tratarmos nosso semelhante com benevolência estaremos trazendo para nós um futuro irmão que irá fazer parte do AXÉ. Ao ser iniciado no AXÉ, um filho de santo acaba por assumir diversas responsabilidades, a partir deste momento começam as modificações de vivência na sociedade da casa, pois mesmo sendo amigo da Zeladora da casa, existe ainda a hierarquia que a religião pede para ser cumprida, tais como:
- A pessoa não se senta na mesma altura que seu Sacerdote, você procura um lugar mais baixo para não ficar de igual com quem te iniciou;
- Não anda de cabeça erguida perto de seu Sacerdote, pois se tem que ter postura de Yawô;
- Não fala em tom alto dentro da casa de santo, pois é necessário que se tenha um comportamento mais calmo e um tom de voz mais baixo, pois os orixás merecem respeito.
Dentre estas existem diversas outras coisas que não se deve fazer dentro de uma casa de Candomblé. Em algumas casas após se encerrar o shirê, forra-se à esteira no barracão e alguns membros da casa entram trazendo o ajeum (comida), dançando ao som da seguinte cantiga:
AJEUM, AJEUM, AJEUM BÓ. CANTA
AJEUM, AJEUM, AJEUM BÓ. RESPONDE
Mas, na NOSSA CASA, com o toque fino de nossa mãe, costuma-se deixar as mesas prontas para receber todos os convidados, sendo que cada membro fica encarregado de uma determinada função, para melhor atender as nossas visitas, que são encaminhadas até as mesas pelos anfitriões, para que sejam servidos pelos filhos da casa, em nosso Ilê todos comem juntos, sentados em mesas, de garfos e facas (exceto aqueles que se encontram de preceito). Não que outras casas façam errado, mas a nossa zela pela boa educação de tratar muito bem os nossos convidados, e isto se dá com simplicidade e com educação.

Um comentário:

  1. Faz tempo que não temos um Axé não?
    Já estou com saudades!

    A sua benção Ogã
    Axé

    ResponderExcluir