Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

terça-feira, 26 de abril de 2011

OŞALUFAN

Bom dia a todos.
Hoje vou falar do rei de Ifa (ou Ifan para alguns estudiosos). Nesse post não vou falar sobre qualidades desse querido Orişà, mas sim sobre aspectos de influência em minha vida.
Acredito que a maioria de vocês já conhecem a lenda da prisão injusta deste Orişà em uma visita as terras de Şango, e o grande período de problemas enfrentados por esse Orişà até descobrir o que de fato ocorreu (caso não conheça essa lenda, procure no google 'Lenda osalufan e sango').
Pois bem, muitas vertentes dessa lenda, inclusive, justificam o branco usado por meu Pai Ayrà, pois dizem que Şango, após descobrir a prisão injusta, determinou que Ayrà, um dos seus de maior confiança, levasse o Velho e Sábio Oşalufan em suas costas até seu reino, sendo nessa viagem que Ayrà 'aprendeu' a usar o branco e parte de seus costumes.
Aqui uma pausa: temos nesse ato (de um Şango carregar Oşalufan na sala) um grande ato de liturgia na roda de candomblé. Mas uma análise mais crítica em minha concepção demonstra que o Candomblé, de fato, é um culto de respeito aos meus velhos.
Şango, jovem rei e guerreiro, após descobrir a injustiça que cometeu, determinou que Ayrà fossem as pernas do velho Orişà, mas sem a intenção de ofendê-lo, mas apenas de respeitar a sabedoria dele.

Outro aspecto que admiro nesse Orişà é a PERSISTÊNCIA, sim, pois Oşalufan é o senhor das causas de longa batalha, o Orişà que vence pela persistência, e não pelo ímpeto.
Você tem um sonho, um desejo que envolve MUITO TEMPO E DEDICAÇÃO? Se baseie nesse Orişà, que com seu cajado (Opaşoro) é aquele que mais longe chega.
Enfim, que nosso velho e respeitoso Orişà encha de aşè a vida de todos os adeptos de nossa religião e que tenhamos força e persistência de jamais desistir de nossas raízes!
Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário