Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PRECONCEITO II

Olá a todos, bom dia!
Não podia (ou conseguiria) postar qualquer outra coisa que não fosse a conclusão do meu último post.
No anterior mencionei o preconceito dentro do próprio espiritismo. Agora vou falar daquilo que denomino preconceito externo.
Não sei quanto a você espirita que está lendo isso, mas eu já sofri diversos preconceitos durante toda minha vida. Ainda na escola fizeram de tudo para me evangelizar, dizendo que tudo que eu fazia era coisa do 'demo' (o pior é que o cidadão hoje é traficante...); depois disso na 8a. Série fui obrigado a cantar a música de uma moda que surgia a época, inclusive com coreografia: Padre Marcelo (até gosto dele, mas fui OBRIGADO para não ser ainda mais discriminado, incluindo minha professora).
Mas pessoal... alguém aqui acha que o preconceito é só no âmbito escolar?
Negativo! Até emprego perdi quando minha coordenadora descobriu que eu era espirita, e destaco que não houve qualquer outro atrito, pois fui do céu ao inferno com ela no dia que descobriu e não sossegou até me demitir (claro que Ayra me deu um emprego MUITO melhor um mês melhor :p).
Mas vejam o desgaste...
Comete na minha opinião um grande erro as pessoas que dizem que o preconceito é só dentro de religião e religião. Pergunte a um ateu sem noção religiosa o que ele pensa de um espirita?
O problema está na prática de alguns líderes que misturam a essência da religião com magias e feitiçarias. Jamais vamos conseguir reverter esse quadro enquanto sermos ignorantes da nossa cultura e não conseguirmos divulgar a essência da nossa religião e suas subdivisões.
Tive a alegria e o previlégio de sempre ter um caboclo que me orientasse a estudar, estudar e estudar.
Gostaria de compartilhar isso com todos vocês que estão lendo esse post: cantar, tocar e dançar não é simples; mas a maior dificuldade está em entender o PORQUÊ está sendo tocado, o que está sendo louvado, enfim, entender o que estamos fazendo.
Esses são em minha concepção, o início do necessário para conseguirmos vencer o preconceito. Afinal, o que você fez hoje para vencer o preconceito? E ontem???
Não espere que o mundo mude; você deve mudar para que todo o mundo conspire em seu favor.
Axé a todos os meus irmãos!

Um comentário: