Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CURIOSIDADES II - SENTIDO DAS PALAVRAS

Nas casas de Santo, as pessoas utilizam muitas palavras com sentido diferente daquilo que falam.

Você dúvida? Vejam abaixo alguns exemplos!!! Segunda curiosidade, já que ontem esclareci o nome 'candomblé'.

As palavras yorubás, ewes e as do dialeto kimbundo são as mais usadas nas casas de Candomblé. Muitas dessas palavras sofreram modificações nos seus sentidos reais, ou seja, muitas delas são empregadas de forma diferente do seu real sentido. É isso que vamos entender agora:

* A palavra "perdão" em yorubá é afó-riji.

*A primeira Casa Jeje no Rio de Janeiro foi, em 1848, de D.Rozena, cuja filha de santo foi D.Adelaide Santos

* Monà em yorubá significa "certamente; sim". Não confundir com a palavra mona da língua kimbundo. "Mulher" em yorubá é obin-rin e em ewe, ionú.

* A palavra "licença" em yorubá é aiyè-lujará. No Brasil, a palavra "licença" foi identificada com a palavra àgò, que na verdade em yorubá é yàgò, ou seja, àgò é uma contração da palavra yorubá yàgò que na verdade significa "abram caminho".

* Os vodun-ses da família de Dan são chamados de Megitó, enquanto que da família de Kaviungo, do sexo masculino, são chamados de Doté; e do sexo feminino, de Doné.

* Os cumprimentos ou pedidos de bençãos entre os iniciados da família de Dan seria “Megitó Benoí?” Resposta: “Benoí”; e aos iniciados da família Kaviuno, ou seja, Doté e Doné seria “Doté Ao?” Resposta: "Aótin".

*Doné – cargo feminino na casa Jeje, similar a Yalorixá.

*Doté – cargo ilustre do filho de Sogbô

E então? Surpreendeu-se?

Nenhum comentário:

Postar um comentário