Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A ORGANIZAÇÃO DO CANDOMBLÉ NO NOVO MUNDO

Antigamente, na Nigéria, os dias da semana eram apenas 04 (quatro) e eram assim denominados:

• 1o dia - Ójumò Exu
• 2o dia - Ójumò Ogun
• 3o dia - Ójumò Xangô
• 4o dia - Ójumò Oxalá

Sendo que estes 04 (quatro) dias estavam ligados aos 04 (quatro) pontos cardeais:

• 1o a leste onde habita Exu
• 2o ao norte onde habita Ogum
• 3o a oeste onde habita Xangô
• 4o ao sul onde habita Oxalá

Como se pode observar, os yorubás tinham sua própria semana organizada que foi modificada ou adaptada à semana ocidental. Isto aconteceu porque não se manteve a tradição milenar de apenas 04 (quatro) dias.
Quando o Candomblé foi estabelecido na Bahia por Yanassó teve-se que se adaptar, como foi visto anteriormente, o culto para os moldes ocidentais, ou seja, cultuar vários orixás no mesmo espaço. Com esta junção, criou-se o que foi chamado Ójumò-osé ou dia de limpar ou ainda Ójumò-uenumó ou dia do descanso. Essa distribuição foi feita da seguinte forma:

• 2a feira cuidaria-se de Exú, Omolú e Iroko
• 3a feira cuidaria-se de Ogun e Oxumaré
• 4a feira cuidaria-se de Xangô e Oyá
• 5a feira cuidaria-se de Ossain, Oxossi e Logunedé
• 6a feira cuidaria-se de Oxalá
No sábado seria a vez de se cuidar de todas as Yabás ou Mães que seriam: Oxum, Yemanjá, Nanã, entre outras. Já no domingo, cuidar-se-ia de Ibeji.
Esta distribuição foi feita para que cada Orixá tivesse seu Osé ligado a um dia da semana e nesse dia o Iyawô estivesse na casa de Candomblé para prestar culto ao seu orixá, não fugindo assim com a sua responsabilidade de cuidá-lo.
Como comprovam vários estudiosos da cultura africana, não só houve a adaptação da semana yorubá para a semana ocidental, como uma série de cerimônias e ritos do culto de orixá teve que se adaptar ao Novo Mundo, conforme mostra o próprio ritual de iniciação que na Nigéria é feito em aldeias que ficam no interior das florestas.
Outra adaptação feita para o Brasil foi o do Jogo de Búzios. Enquanto no culto de orixá na Nigéria apenas o Babalawo faz o culto à adivinhação e é ele, por determinação de Ifá, quem orienta todos os acontecimentos dentro do egbé (povoado); no Brasil, o jogo de búzios foi uma modalidade criada pelo Oluwô Bamboxê para as mulheres ou Yalorixás da época.

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