Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CANDOMBLÉ E O MAL... SERÁ?

Ola a todos.
Ontem tivemos um daqueles momentos de reflexão e aprendizagem com minha querida mãe.
O assunto transcorreu muito bem, com muita aprendizagem aos mais novos, porém, logo esbarrou em um assunto muito delicado: verdadeiros ERROS de alguns zeladores, que utilizam rituais para fazer mal a pessoas e dizem estar ligados diretamente ao Candomblé.
Vamos com calma... Ok?
Como já dito aqui anteriormente, de fato após a abolição da escravidão muitos negros, com nenhuma instrução, utilizaram seus poderes de magia e conhecimentos para sustentar-se e sobreviver.
Mas quem disse que isso era o Candomblé?
O Candomblé cultua e respeita os elementos da natureza, da vida e da renovação. Claro que tem trabalhos que utilizam os elementos dos Orixás, mas em minha humilde opini
ão não é Candomblé.
Na nossa religião aprendemos que devemos nos DEDICAR ao Orixá, e não fazer o mal. A prática desses outros rituais nada mais foi do que uma forma de utilizar os poderes que possui de uma forma bem negativa e contrárias, em muitas vezes, a própria concepção do Orixá.
CONFUSO?
Vou dar um exemplo de como acho que funciona: Oxum é o Orixá ligado ao amor. Existem trabalhos feitos para afastar um casal que utilizam elementos próprios desse Orixá.
Primeira pergunta: alguém aqui acredita que pedir a Oxum a falta de seu elemento você será 'atendido'?
Segunda pergunta: você acha que o Orixá fica feliz ao ver seu elemento ser simplesmente destruído?
Pois é... Não estava lá para ver, mas tenho em minha concepção que esse povo negro sem o chamado estudo tinha lá atrás a sabedoria necessária para dosar essas feitiçarias (e ainda creio que sabiam com certeza que aquilo não era Candomblé) e vou mais longe...
Acredito que sabiam realizar certos agrados ao Orixá para impedir que lhe fosse tirado as coisas, o que hoje em dia não acontece com muitos zeladores, que passam grandes dificuldades, normalmente financeiras, por fazerem verdadeiros absurdos utilizando o nome da nossa queroda religião.
Novamente destaco que a ESSÊNCIA da nossa religião é o culto e respeito aos elementos da natureza, e que atualmente é simplesmente ignorado por parte dos lideres de nossa religião.
Com todo o respeito a outras opiniões, essa é a minha.
Se você não é adepto de nossa religião e está lendo esse post por curiosidade, saiba que minha religião é muito bonita e cultua o BEM, sendo alguns praticantes ignorantes e que causam todo esses comentários que denigrem a imagem do culto ao Orixá.
Axé a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário