Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NAÇÃO ANGOLA

Hoje vou falar sobre uma naçào que admiro muito, sua vibraçào, seus cantos, SIMPLICIDADE e danças...
Abraço a todos. Mais um texto montado de outros artigos.

Sua linguagem ritual, também intraduzível, originou-se predominantemente das línguas quimbundo e quicongo. Nesta "nação", tem fundamental importância o culto dos caboclos, que são espíritos de índios, considerados pelos antigos africanos como sendo os verdadeiros ancestrais brasileiros, portanto os que são dignos de culto no novo território a que foram confinados pela escravidão. O candomblé de caboclo é uma modalidade da nação angola, centrado no culto exclusivo dos antepassados indígenas.
Foi provavelmente o candomblé angola e o de caboclo que mais contribuiu para a origem da umbanda. Há outras nações menores de origem Banto, como, a Congo e a Cambinda, que hoje foram, quase que, inteiramente absorvidas pela nação angola.
A "nação" Angola, de origem Banto, adotou o panteão dos orixás iorubás (embora os chame pelos nomes de seus esquecidos Inkices, divindades bantos, assim como incorporou muitas das práticas iniciáticas da nação Ketu. Sua linguagem ritual, também intraduzível, originou-se predominantemente das línguas quimbundo e quicongo. O Deus supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu; abaixo dele estão os Jinkisi/Inkice, divindades do Panteão Banto. Essas divindades se assemelham a Olorum e aos Orixás da Cultura Yorubá.

Alguns Inkices da Angola:

Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: intermediário entre os seres humanos e os outros Inkices.
Nkosi: Senhor dos Caminhos, das estradas de terra.
Gongobira: caçador jovem e pescador.
Ngunzu: engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.
Kabila: o caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta.
Lembaranguange: caçador vive em florestas e montanhas; deus de comida abundante.
Mutakalambô: tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores.
Katendê: Senhor das Jinsabas/Isabás/Unsabás (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.
NzaziLuango: São os próprios raios.
Kaviungo, Kafungê, Kingongo: deus de saúde e morte.
Nsumbu - Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Kongo.
Hongolo ou Angorô/Angoroméa: auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades.
Kitempo/Tempo: Rei de Angola. Senhor do tempo e estações.
Kaiangu: têm o domínio sobre o fogo.
Matamba, Bamburucema, Nunvurucemavula: qualidades ou caminhos de Kaiangu
Kisimbi, Samba_Nkice: a grande mãe; deusa de lagos e rios.
Ndanda Lunda: Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi.
Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto: deusa do oceano.
Nzumbarandá: a mais velha das Nkisi
Nwunji: Senhora da justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.
Lembaranganga, Lembá Dilê, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda: conectado à criação do mundo.

Na Angola, os sacramentos são:
1 - Massangá: Ritual de batismo de água doce (menha), na cabeça (mutue), do iniciado (ndumbi), usando-se ainda o kezu (Obi).
2 - Nkudiá Mutuè: (Bori) - ritual de colocação de forças (Kalla ou Ngunzu (Angola) = Asé (Axé) = Muki (Congo), através do sangue (menga) de pequenos animais.
3 - Nguecè Benguè Kamutué: ritual de raspagem, vulgarmente chamado de feitura de santo.
4 - Nguecè Kamuxi Muvu: Ritual de obrigação de 01 ano.
5 - Nguecè Katàtu Muvu: Ritual de obrigação de 03 anos (Nguece = obrigação), nessa obrigação, faz-se o ritual de mudança de grau de santo.
6 - Nguecè Katuno Muvu: Ritual de obrigação de 05 anos, preparação quase que idêntica há de um ano, só que acompanhada de muitas frutas.
7 - Nguecè Kassambá Muvu: ritual de obrigação de 07 anos, quando o iniciado receberá seu cargo, passado na vista do público, sendo elevado ao grau de Tata Nkisi (Zelador) ou Mameto Nkisi (Zeladora).
* As obrigações, são de praxe para os rodantes, porque Makota (Ekéde) e Kambondo (Ogan), já recebem seus cargos na feitura, portanto já nascem com suas ferramentas de trabalho, dão suas obrigações para aprimorar seus conhecimentos.
* Em Angola, quem passa cargo são os enredos de Ndanda Lunda. Isto é, não é preciso ser filho desta Inkice, mas é ela quem autoriza aquela pessoa a receber o cargo.
Após 07 anos de obrigações, se renovarão a cada ano com rito de obi ou borí, conforme o caso, repetindo-se as obrigações maiores de 07 em 07 anos para renovar e conservar o indivíduo forte, transformando-o em Kukala Ni Nguzu - Um ser forte.
Kunha Kele: Sacramento realizado 03 meses e 21 dias após a feitura (tirada de kele), quando o santo soltará a Kuzuela = Ilá.

Hierarquia:
Tata Ria Inkice: Zelador / Pai
Mameto Ria Inkice: Zeladora / Mãe
Tata Ndenge / Eakota Tororó ou Mameto Ndenge: Pai pequeno / Mãe pequena
Kixika Ingoma ou Kissicaran Gombe: Ogan
Tata Kambuí / Kambondo: Tocador de atabaques
Tata Kivonda: Aquele que sacrifica os animais
Tata Kinsaba: O que colhe folhas
Kikala Mukaxe / Mona Inkice: Filho de santo / Filha de Santo
Tata Kutala: Herdeiro da casa
Makota: Ekéde
Kota: Filhos com mais de 07 anos de feitura. São os Egbomis.
Kijingu: Cargo, dado no Jamberessú (peneira com os direitos “Deká”).
Tata Nganga: O que joga os búzios (Caçueto)
Zakae Npanzo: Troncos de árvores colocados nas portas dos santos. Esses troncos representam os ancestrais (Baculú)
Munzenza: É o iniciado no culto. O termo munzenza significa ignorante, leigo.
Ndunbe: Abiyan
Vumbi: Egum
Kalungombe: Tata de Numbi (Egum)
Dizungu Kilumbe: Saída de santo
Dimba Inkice: Obrigações oferecidas aos Santos
Kumbi Ngoma: Dias de toque
Kufumala: Defumação
Sukurankise: Troca das águas nas quartinhas
Dizungu Nlungu: Ordem do barco***

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