Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OGANS E EKEDES

OGANS: São eles que tem como uma das principais funções o toque dos atabaques (Rum - o maior, Rumpi - o médio e Lê - o pequeno) para a chegada dos Orixás à casa de santo. São eles que são os detentores dos toques e cantigas específicas para cada situação característica, sendo a função do Ogan imprescindível, por exemplo, num momento de fundamento. Não incorporam e possuem dentro do santo uma função ao nível de Pai de Santo ou Mãe de Santo. Dentro da casa são filhos diretos de algum Orixá, sendo consagrado a este. O ritual do Ogan começa com a suspensão dentro da casa de santo, ritual cujo Orixá da Mãe ou Pai de Santo que o escolheu o suspende, e o apresenta a todos como Ogan e filho dentro do Axé. Esse Ogan passa a ser respeitado dentro da casa de santo, por ter sido confirmado e fica prometida a futura obrigação para feitura. A obrigação do Ogan passa a ser questão de alguns meses. Na obrigação, o Ogan é feito para o Pai ou Mãe de Santo e principalmente para aquele Orixá que o suspendeu há tempos atrás. Dentro do santo, os Ogans e as Ekédes são a forma encontrada pelo próprio santo de fazer com que o Pai ou Mãe de santo possa pedir a benção aos seus próprios Orixás, visto que o Ogan e a Ekéde são filhos diretos de algum Orixá da casa. Dentro do axé são os únicos cuja mãe ou pai de santo tomam a benção, justamente para caracterizar o pedido de benção ao seu próprio Orixá.
Eles têm voz ativa dentro da casa do axé, podendo em certas situações designar obrigações e ordenar funções.
Existem os Ogans Alabês (cuja função principal é cantar e tocar) nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a Alvorada mais ou menos 40 min. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alabê, tem de lhe prestar as devidas homenagens "dobrar o Ilù" e oferecer até sua própria cadeira; os Ogans Axoguns (são aqueles que tem a Mão de Obé, ou seja, tem a Mão de Faca, podendo cortar para os Orixás da casa), traz axé de Ogun. Trabalha em conjunto com Iyalorixá/Babalorixá, Oloyes, Ekédes e Ogans. Soberano nestas obrigações é quem se comunica com o Orixá para quem se destina à obrigação, junto com as Ekédes transmite as respostas e os mandamentos deste; os Ogans Pejigan (são os primeiros Ogans da casa); os Ogans Kalofé (são aqueles que tem a função de cantar o Candomblé) e em algumas casas existem também os Ogans com Mão de Ofá conhecidos como Babalossain (podendo colher somente ele, ervas sagradas).
O Ogan não é simplesmente um tocador de atabaques e um cantador de rezas, são homens cuja função é também deter segredos e rituais cujo conhecimento só é revelado para o Zelador (a) e para o Ogan.
EKÉDES: É uma função pertencente às mulheres, cuja função é de suma importância, sendo elas as ordenanças da casa do santo, escutam o recado e transmitem as ordens. Diferente dos Ogans, não tocam os atabaques, mas utilizam outro instrumento sagrado para invocar os Orixás, o Adjá. Não incorporam e como os Ogans são suspensas e são verdadeiramente filhas e mães do Pai ou da Mãe de Santo. Em geral são as tradutoras da linguagem usada pelo santo. São sempre responsáveis por zelar pelos Axés dentro da casa. São detentoras, como os Ogans, de segredos necessários para a feitura e manutenção das energias (Axés) dentro da casa de santo. O respeito as Ekédes é uma característica bem marcante, sendo elas bem respeitadas e algumas vezes até autoritárias (às vezes é necessário pela função que ocupam). As Ekédes, quando necessário, tem a permissão do santo para atuarem como Ogans, podendo cantar para que respondam. Em muitas casas de santo, são elas as cozinheiras do Axé; acabam sendo as responsáveis pela comida do santo e em algumas vezes atuando como Mães Criadeiras, permanecendo junto com os Yawôs ou Abiãs durante o processo de feitura ou Boris. Como os Ogans, são exímias batedoras de ebós.

2 comentários:

  1. como assim batedoras de ebós?
    Poderia fazer um post sobre nós, médiuns?

    A sua Benção Ogã.

    Natália

    ResponderExcluir
  2. quanto ao post dos médiuns irei fazer sim.
    Batedores e batedoras de ebó, ou seja, auxilia o pai de santo na preparação e auxiliar no ato do ebó (o que muitos chama de 'bater' ebó.
    Abraços

    ResponderExcluir