Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

NO DIA 13 DE MAIO...

Bom dia a todos.
Hoje vou escrever um pouco sobre os fundadores, e 'fundamentadores' da nossa querida Umbanda.
No último dia 13, data que se comemora a abolição da escravidão no Brasil, também é o dia deles.
Eles, os preto-velhos, entidades de muita luz, alegria e humildade, aspectos basilares da nossa querida Umbanda. Nosso terrerio já tem a tradição de colocá-los em uma mesa para serem servidos, mas tudo não passa de uma forma de agradecermos por tudo que eles são e pelo que ensinam.
Nessa data ainda é feita uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima (sendo este um dos poucos aspectos católicos absorvidos pelo nosso terreiro em minha opinião).
Tudo é muito bonito e alegre, pois é impossível ficar triste do lado dessa e outras entidades.
Porém, paralelo a essa alegria está a sabedoria desses 'velhinhos da Umbanda que encaminham nossas vidas' (Esperança para um novo amanhecer - atabaque de ouro 2008), pois quando eles conversam conosco e esbanjam sabedoria, nos fazendo refletir, e até mesmo emocionar, quando nos fazem refletir sem sequer abrirmos a boca para dizer o que sentimos, nossas dúvidas e erros.
E finalmente, entre tantas outras virtudes, a HUMILDADE, aspecto fundamental em conjunto com a caridade da nossa querida Umbanda. Enfim, espiritos de muita luz e que muito nos ensina, desde que estejamos preparado para aprender e absorver e que possamos entender que a alegria e conhecimento podem, e devem, andar juntos!
Ser rude, ou se achar superior a outro pelo que se conhece apenas demonstra o quão pequena é a pessoa.
Um grito de liberdade e a corrente se quebrou; um grito de liberdade, um grito que me acordou...
Dentro do canavial, um negro se libertou e lá não tinha pra ele nem chibata e nem feitor; e lá não tinha pra ele nem senzala nem senhor.
Parabéns ao ser humano que entendeu, um dia, que a escravidão não era justa. Esperamos agora que isso também inclua a intolerância de todas as formas!
Adorei as almas!
Um excelente dia, com muita sabedoria, alegria e humildade.
Aşè!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário