Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

FESTA CABOCLO PISA N'AREIA

Bom dia a todos.
Hoje vou comentar sobre uma festa que tenho muito orgulho de participar.
A festa da entidade chefe no terreiro de Umbanda: Caboclo Pisa N'areia.
Nesse dia, fugindo um pouco das tradições de outras festas, o caboclo faz questão de entregar a cada filho que participou da festa em louvor a São Cosme Damião e Doun (um grande trabalho social desenvolvido pela casa) uma lembrança, as quais guardo com muito orgulho.
Neste mesmo dia é entregue um troféu, pequeno em tamanho mas de grande importância para mim, pois destaca aquela barraca que melhor trabalhou aquele ano. Nessa festa sempre busco encantar as crianças, com temas e fantasias que mexem com os pequeninos... mas isso será para outro post :).
Na festa do Caboclo tivemos uma grata surpresa com a presença dos netos, filhos do Caboclo Trovão (mãe Helena), os quais frequentam a Umbanda, sem envolvimento com o Candomblé.
Nessas horas que vejo a importância das pessoas conhecerem sua família de santo, sendo que fiquei bem contente em ver uma semente que brotou excelentes frutos.
Tivemos ainda a presença de autoridades do Candomblé, tanto de Angola (Pai Tonho e família) quanto do Ketu (meu pai e avô de santo).
Em suma, foi uma festa muito bonita, com uma excelente feijoada servida no final (quem já experimentou a feijoada da minha mãe sabe do que estou falando...). Apenas fico receoso em relação as pessoas que não conhecem o trabalho da Umbanda nos outros dias e podem entender de forma equivocada a condução da casa e a importância dessa singela homenagem do grande e sábio Caboclo Pisa N'areia.
Este caboclo é quem me passou o alicerce para eu ser quem sou, me ensinando os caminhos da humildade e do amor, além de apoiar sempre e me respeitar, mesmo nas épocas de rebeldia.
Certamente muito dos seus ensinamentos integram minha personalidade e surpreendeu quem duvidava da sabedoria existente em caboclos (afinal, quando eu era pequeno, muitos julgaram meus pais dizendo que eu e meu irmão fatalmente beberiamos e fumariamos, sento que nenhum dos dois, graças à Ayrà, temos esses vicios). Atualmente sou advogado e isso jamais me tornou uma pessoa arrogante que acredite ser superior aos demais.
Nem preciso dizer para ele (mas é bom registrar...) que este blog também é sua influência em conjunto com minha família, pois sempre me ensinou que algo pequeno pode se tornar grande, sem a necessidade de ficarmos nos gabando ou achar que somos melhores que outras pessoas, que possuem outros dons.
Abraços a todos e um excelente dia!
Aşè

Nenhum comentário:

Postar um comentário