Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SENZALA EM SALESOPOLIS - EVENTO EM 19/06/2011

Prezados, bom dia!
Ontem tive um daqueles momentos especiais, o qual não podemos esquecer jamais.
Explico.
Em Salesópolis, em uma rota alternativa para quem vem do litoral norte sentido região de Mogi das Cruzes, existe um espaço que preserva uma 'estadia' (explico melhor abaixo), onde além de descanso, servia como local para realizar trocas de mercadoria na época da escravidão (sal e escravos que vinham do mar por produtos de origem agrícola), além de ponto de prostituição com os quartos conhecidos como das virgens, onde não havia janela para evitar que as pessoas fossem assaltadas enquanto 'descansavam', sendo nesse quarto que ficavam as mais belas negras para serem estrupadas.
No local, conforme relatou seu proprietário, não existe indicio de senzala (apesar do nome) já que o local servia como área de parada entre as rotas do mar/fazendas. o ambiente estava muito carregado em minha concepção quando chegamos, e essa percepção não era exclusiva deste que escreve.
Além de toda essa parte histórica, o post de hoje sobre um dia tão especial não se limita apenas a visita.
Em continuação ao evento que participei em Suzano sobre o Candomblé e demais culturas afro na Copa do Mundo, um grupo de brancos, e negros, foram convidados para assistir as apresentações nesse local; começamos com Ogùn, sendo logo após apresentada puxada de rede da capoeira com Mestre Quim (grande amigo que pareço conhecer a ANOS); sendo apresentada na sequência roda de capoeira.
Finalizamos com Yemonjà; Oyà; e meu pai Şango, com grande destaque para esse último frente a apresentação do coreógrafo Onório com as chamas sagradas de meu pai em sua coroa.
E eu estava lá.
Tocando meu Rwm ao lado do Ogan suspenso em minha casa Marcelo.
Pois é meus amigos. O dono do lugar ficou amaravilhado com tudo, mas nem sabia como foi muito MELHOR para mim, por poder demonstrar meu dom dado por meu Orişà em local tão especial.
Pude cantar, fazer as louvações e até abraços emocionados recebi no local, agradecendo-me por proporcionar tamanha alegria a quem estava presente.
Porém, pela vibração que havia no local no momento do Ajeum, não era somente aqueles espectadores que eu havia agradado.
Arrepio-me de escrever isso, pois percebi que a alegria estava cravada naquele lugar na noite de ontem, onde muitos sofreram por noites que pareciam eternas.
Parece que meu Orişà sempre me coloca nessas provações: só conseguiram contato comigo faltando dois dias; sábado teve toque em minha casa (calma, irei postar sobre ele amanhã) e estava muito cansado. Porém, venci tudo isso, fiz essa apresentação na noite de ontem e pude dormir com a sensação de ter feito algo especial para pessoas especiais.
Que sentimento MARAVILHOSO para começar a semana.
Aşè a todos, pedindo a Ayrà que proporcione a todos um dia tão mágico como ontem para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário