Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Literalmente Şango não é Ayrà!

Bom dia a todos.
Tirando o pó de alguns arquivos antigos, localizei alguns posts de Orkut que me chamaram a atenção à época. Segue para dividir conhecimento.
Peço escusa mas não localizei a comunidade ou quem postou a época.


Há uma diferença muito grande entre os caminhos de Şango e Ayrà.
Şango vem da terra de Tapa!!!
Ayra vem da terra de Savé!!!
Ayra come com os Oxalas!!! Mas alguns pode levar dende, depende de cada nação. (nota: na minha não pega dende)
Ayra também é chamado de Arira, é o Deus dos trovões da cidade de Savé, por isso confundido com Şango. Mutios relacionam a um Orişà funfun, mas tem várias controvérsias. Ayra foi que descobriu o fogo, e segundo lendas??? Xango o trouxe para seu ministério, com interesse em obter este poder.
A relação com Oxala esta no uso de Seguis ( contas azuis e algumas nações marrom com branco) e o uso do Branco, prata e xumbo.
Seus assentos tbm são em gamelas e dependendo da nação os Otás pode ser em numeros de 2,6 e até 12, sendo o do meio o ponto central.
As qualidades se diferem por regiões aonde se cultivava inhame. Adjaunci, Igbonã e Intilé.
Adjaunci: em algumas nações e o Aira que come com Oba(feminino Orixa). Tem relação com todas as Iyabas e mora no santuario de Ilecó, tem plena relação com o fogo. Pois o mesmo através da magia abrandou um incendio no santuario de Ilecó, Oba com gratidão deu a ele o Titulo de Adjaunci. Liderando com ela o lado esquerdo do Orún. Tbm se arruma Iyemonja e Ogun.

Igbonã: Tem relação direta com a fogueira em chamas, o fogo vivo a ele pertence. Arruma-se Oxalas, Iemonja e Oxun.

Intilé: Esta relacionado tbm ao fogo, porém como carrega Oxalufon nas costas é o unico que de maneira nenhuma come dende. Veste-se de branco total e é o mais calmos dos Airas.


Segundo post:
Xango foi desbravador, conquistador,guerreiro e impiedoso. Traiu seu povo, depois se arrependeu.
Come dende, rabada, amalas quentes e tudo tem relação com muito...
O cobre é sua cor preferida, vermelho, marrom etc...
A grande diferença tbm esta relacionado a Coroa, pois Xango foi Rei, Aira não.
Apesar de seus assentamentos serem parecidos. Difere nas cores e algumas indumentarias, eles são bem diferentes.
A mãe de Xango é Bany, Iya Maci Malê.
A Mãe de Aira é Iya Mama.


Não poderíamos deixar de lembrar um fator constantemente citados nos mitos e narrativas tradicionais, e que influi consideravelmente no aumento do número de divindades - o herói adoro.Alguns ancestrais acharam seu caminho para entrar no panteão dividido através de excessiva veneração por parte do povo yorubá.Após seu desaparecimento físico, era organizado seu sistema de culto apoiado em gostos e predileções que tinham quando em vida.Em certos casos, o poder do herói foi tão forte, que ofuscou o brilho de òrìsà altamente tradicionais.É o caso de jákúta, que era originalmente a adivindade do fogo e do trovão; Sàngó captou esses atributos através de seus feitos memoráveis, passando a ser mais conhecido do que a divindade primordial, jakùtá, entre o povo de Òyó.É em conseqüência destes exemplos que alguns pesquisadores concluíram que a religião de òrìsà é toda de adoração a ancestrais.
Um dos raros relatos dos odù-Ifá em que são mencionados nomes de òrìsà e outros correlatos é o das Águas de Osalá. Aí, são mencionados Òsàlúfón, Òsàgiyàn, Sàngó e Aira como personagens distintos envolvidos numa odisséia onde destacamos um trecho do relato: ¨...Òsàlúfón foi retirado da prisão, mas ficou aleijado devido aos maus-tratos dos
Soldados de sàngó, que desconheciam quem ele era... Sàngó entregou Aira para acompanhar Òsàlúfón ao seu palácio em Ifón.No retorno, Òsàlúfón faz uma visita a Òsàgiyàn em Èjìgbò, sendo-lhe oferecida uma grande festa pelo seu retorno.”
Na cidade de Ilé Ifé, Òsàlúfón é visto como o pai de Òsàgiyàn e filho de Obàtála, enquanto que Aira é conhecido na cidade de Kétu como Aira Igbonan, originário de Savé, onde seus adeptos usam adornos de estanho, metal este consagrado a Òsàlá.É visto como o grande irmão de Sàngó e definido como “Aquele que estrondeia e brilha quando a chuva cai”, numa alusão aos raios e trovões.
Aşè a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário