Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

sexta-feira, 25 de março de 2011

REFLEXÃO - ORIXÁS E A NATUREZA

Pessoal, bom dia. Como já havia informado também irei escrever textos sobre experiências e pensamentos que tenho. Espero que gostem deste primeiro texto embasado fundamentalmente nos Orixás do Candomblé, apesar das entidades de Umbanda também nos ensinar isso!
Uma questão que sempre me orgulho é o respeito existente pela Natureza. Os Orixás (ou Orisàs como prefiram) tem sua representatividade ligada diretamente aos elementos da natureza (Xango trovão e pedreiras; Oxum cachoeiras; Iansã raios, etc.) o que demonstra nitidamente que o verdadeiro amor pelo Orixá não está simplesmente no fato de dizer que ama o Orixá e fazer diversas saudações.
Não.
O amor ao Orixá está intrisicamente ligado ao fato de respeitarmos seus elementos, que em sua grande maioria está ligado a natureza. Vou exemplificar a questão:
Gosto de demonstrar as PESSOAS meu amor pelo meu pai Xango vestindo camisas, saudando meu Orixá (Kaô Kabiecilê!), acendo velas, etc e etc.
Mas isso não é o suficiente, pois vou demonstrar o verdadeiro amor a ele respeitando seus elementos, não só ligados a natureza (como ser justo com as pessoas), mas especialmente esses (respeitar o trovão, respeitar as pedreiras).
Até o arrancar do que pode parecer uma simples folha deve-se pedir a licença de Ossain e agradecer o sacrifício dessa vida para nos dar força.
O Orixá tem sua essência nas coisas mais simples, porém, fundamentais para nossa existência. Em minhas rezas diárias peço aos Orixás que demonstrem a toda a humanidade o quão fundamental são os elementos da natureza e que toda a conquista de bens materiais jamais podem ou devem se comparar a força destrutiva da Natureza quando provocada.
Que todos os espiritas entendam a importância que temos para um desenvolvimento sustentável do planeta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário