Xango Ayrà

Xango Ayrà
Kaô Kabiecilê!

quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE SIGNIFICA ASÉ! (ou Axé em português)

Bom dia a todos.
Essa talvez seja a palavra mais conhecida, e utilizada, por todas pessoas, iniciadas ou não em minha amada religião.
Mas afinal de contas, você sabe o que significa Asé?
A palavra Axé é de origem yorubá e é muito usada nas casas de Candomblé. Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo:
Eu digo: - "Eu estou muito bem”. Outro responde: - “Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Por sua grafia, explica-se que, ASÉ significa isso: Awa = nós; se = realizar.
AXÉ, nós realizamos, com a ajuda, a força e o poder de nossa crença nos Òrìsà e nos nossos Ancestrais.
Mas, o Axé ainda pode significar a própria casa de Candomblé em toda a sua plenitude. Daí, uma Yalorixá também ser chamada de Yalaxé (Iyálàse), ou seja, "Mãe do Axé" ou a pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá.
Axé também pode significar "Vida". E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida é chamar o Axé e as origens. Os Orixás são Axé, os Orixás são Vida.
Agora, o que seria Contra-Axé?
Os contra-axés são todas as estruturas de opressão e morte que destroem a vida das comunidades. O contra-axé ainda pode ser todas a quizilás dentro de uma casa de orixá e também certos tabus que cercam o Omo-orixá.
Na tradição dos orixás, axé também pode significar a "força das águas, do fogo, da terra, das árvores, das pedras" enfim de tudo que tem vida. Pois, o Candomblé é um culto de celebração à vida e a toda a força que dela advém, ou seja, o próprio culto, é o próprio Axé.
Para o yoruba, o verbo mais importante é realizar. Um homem vem ao AIYE, o Planeta Terra, para sua lembrança. É assim que ele será recordado por sua descendência, através de suas realizações.
Nada é feito sem o apoio dos Òrìsà, porque é através da força que flui deles para nós que essa realização ocorre.
Hoje, essa nossa palavra de significado mágico se banalizou, virou música chula, de bom ritmo e de forte apelo sexual. Para muitos, AXÉ é dançar com pouca roupa, “colocando a mão aqui e passando a mão ali, sentando na garrafa e mexendo o que não deve”.
É uma palavra sagrada tão importante quanto AMÉM, MAKTUB, ASSIM SEJA, ALELUIA e tantas outras, em tantas línguas, e está por aí desvirtuada, destituída de seu significado religioso, servindo de apelo comercial e chamariz sexual.
Conclamo aos sacerdotes afros-descendentes sair a campo esclarecendo, defendendo, e se reapossando de nosso AXÉ!
Que volte a encerrar as nossas bênçãos, as nossas preces! Que aqueles que ouvirem a palavra AXÉ sintam-se abençoados e plenos de graça. Que um homem de AXÉ seja um sacerdote e não um símbolo sexual. Que uma viagem de AXÉ seja uma visita a Terra Mãe África e não alguns dias de carnaval na Bahia.
Que todo brasileiro, independente de sua opção religiosa, tenha muita AXÉ!

UM EXCELENTE DIA CHEIO DE MUITO ASE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário